segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Carangola terá Incentivo à Fruticultura








Carangola terá Incentivo à Fruticultura


A Prefeitura de Carangola firmou com o Ministério da Integração Nacional um convênio no valor de R$ 335.000,00 para “Aquisição de Equipamentos, Veículos, Mudas e Consultorias” para incentivo da Fruticultura no município. A publicação do Convênio assinado pelo Prefeito Patrick Drumond e o Ministro Fernando Bezerra foi publicado no Diário Oficial da União no dia 18 de janeiro.
O convênio contempla aquisição de 01 caminhão, diversos equipamentos específicos para a prática da fruticultura, a contratação de uma equipe de consultores agrícolas, 9.000 mudas de pêssego e 9.000 mudas de banana.
“Carangola mostrou enorme vocação para fruticultura”, foram as palavras do Gerente da Mesorregião, Breno Figueiredo, um dos idealizadores do projeto no município. O Secretário de Planejamento e Projetos, João Paulo Machado colocou que hoje a produção de banana no município é alta, mas a falta de estrutura de transporte e comercialização impedem a atividade de progredir. Ele complementou que as consultorias com os especialistas em fruticultura irão garantir uma melhor qualidade e produtividade.
A cultura do Pêssego será implantada seguindo os modelos adotados em Porciúncula e demais municípios próximos à Carangola. Porciúncula já possui um galpão de separação com câmara fria para conservação do pêssego, além de caminhão refrigerado para fazer as vendas. Carangola poderá utilizar esta estrutura para poder vender sua produção. Hoje a Mesorregião do Itabapoana já é a 3a maior produtora de pêssego do Brasil. O pêssego precisa de altitude e técnicas apuradas para poder ser
produzido. A cultura do pêssego é cerca de 5 vezes mais rentável do que a do café, afirmou o diretor da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro – FIRJAN, Sr. Ronaldo Nogueira.
Cerca de 60 famílias irão ser beneficiadas pelo projeto em Carangola. O Prefeito Patrick disse que espera que estas famílias possam incrementar seus rendimentos anuais em aproximadamente R$ 20.000,00. Investimentos futuros estão previsto como a construção de uma agroindústria familiar para beneficiamento e agregação de valor aos produtos agrícolas de Carangola. O projeto ainda conta com a participação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Carangola, do CMDRS e da EMATER.

Nenhum comentário:

Postar um comentário