quarta-feira, 29 de maio de 2013

Vereador da cidade de Carangola-MG Luciano Amaral questiona Prefeito.


Vereador Luciano Amaral questiona Prefeito



Várias situações do Município foram levantadas e questionadas pelo vereador
 pelo Luciano Amaral/PDT, ao final da reunião da Câmara, dia 14 de maio,
 durante a “Palavra Livre”. Luciano Amaral iniciou, comentando sobre
 sua participação no Congresso da Associação Mineira de Municípios,
 em BH, na semana anterior, e confirmando a liberação, anunciada
 pelo próprio governador Anastasia, de R$ 350 milhões do
Governo do Estado, proporcionalmente, para os Municípios mineiros,
 para serem usados como quiserem.

Contou como teve conhecimento do Processo contra o Prefeito Cézar Ricardo:
 – “… Estava tomando um café e, de repente, um cidadão, que é vereador de uma
cidade próxima a BH, vendo meu crachá perguntou: você é de Carangola? Falei,
sou. Achei que ele conhecia
 Carangola, mas ele falou: já viu essa matéria aqui? E abriu aquela matéria
do Jornal Hoje. Fiquei assustado, sabia do processo e comentei com ele,
 desconversei e disse que era um processo eleitoral, que já está
sendo julgado no TRE… Ele falou, não,Vereador! Olha essa notinha
do lado aqui, “Polícia Federal investiga Prefeito de Carangola”. Na hora,
 não tinha nem um buraco pra eu poder entrar e fiquei constrangido.
Li a matéria e realmente me chocou, mas até que se prove o contrário
 todo mundo é inocente. Mas confesso a vocês que fiquei bastante
 chateado com a notícia e chocado… Realmente, a notícia procede.
 O processo existe. Ele falou que não foi ouvido, no jornal, inclusive,
 mas eu tenho aqui, está comigo nessa Casa, o depoimento de um
 dos envolvidos, dos vários envolvidos lá de Pedra Dourada. Não
vou citar o nome da pessoa, até mesmo porque é desagradável,
mas fora do ar, vocês podem ver. Está comigo aqui cópia do depoimento
 desse cidadão, daqui, pertinho da gente, um cidadão de Pedra Dourada.
 Então, existe realmente essa Ação.

E não bastasse isso, quando entrei na internet, no “Facebook” e vi que
 uma jornalista daqui de Carangola fez algumas perguntas para o
Prefeito e em uma delas perguntou se, realmente, ele teria se apossado
 desses cartões dos produtores, e a resposta dele foi até com uma
pergunta: “Por que eu me apossaria de meros cartões de plástico?”

Presidente, o Prefeito está chamando a todos nós, carangolenses,
de bobos! Essa é a interpretação que eu fiz, meros cartões!
 Vocês, vereadores, entregariam seus “meros cartões de
plástico” pra mim, no dia do pagamento da Câmara?
Se quiserem, me entreguem, são meros cartões de plástico!…
Poxa, o Prefeito está de brincadeira com essa Casa e com
o povo de Carangola! Não tem ninguém fazendo julgamento,
está nas mãos da Justiça! Tomara que ele, realmente, consiga provar
sua inocência, para o bem de Carangola. Fiquei chocado, realmente,
com essa notícia. Fiquei até com vontade de virar meu crachá, mas
 aí pensei: Não, Carangola está acima de qualquer um e acima de
todos nós! Estamos aqui de passagem e Carangola é muito maior do
que todos nós!”, exclamou o vereador.

Saúde, Educação e Procon

- “Já são quase 05 meses de governo, continua Luciano Amaral,
 e a verdade é que está ruim demais, muito ruim, e não é pouco não.
 Me segurei… Esperei… (Com a palavra o Vereador Carlos Benedito,
que solicita um aparte, porém o vereador Luciano não concede, dizendo:
“só um minutinho Vereador, deixe só eu concluir, depois concedo o aparte
 a Vossa Excelência. Eu já esperava a sua interrupção”).
Eu acho que está ruim demais, e podemos citar aqui, rapidamente,
rascunhei antes de vir pra cá. A Saúde está ruim demais, não tem remédio,
 pessoas estão saindo chorando do SUS e temos testemunha aqui,
o Vereador Joel Maia é testemunha, é um dos frequentadores assíduos do SUS.
Falta preservativos, exames básicos não estão sendo feitos,
Posto de Saúde do Bairro Santo Onofre – 40 dias sem médico,
só pra citar rapidamente.

A Educação, fiquei sabendo que está melhorando, mas vivemos dias…
 E eu segurei no início, mas tenho que falar. E  isso, falo com propriedade
. Crianças que comem 03, 04 pãezinhos, estavam comendo apenas um,
 porque não tinha. Servente escolar estava levando pacotes de arroz de 5 kg,
 com dó das crianças. Então, a gente vem de leve, mas tudo tem um limite.
 Fiquei feliz, apurei hoje e as coisas já estão melhorando e que continuem assim.

Outra crítica que faziam na gestão anterior era o PROCON,
 o próprio Francisco Cabral, do blog combatente, citou que o PROCON
 estava abrindo só um período por dia, e até bem pouco tempo continuou
assim. A Prefeitura está fechada para o povo, a meu ver, está fechada sim.
 Isso aqui é a Casa do povo. O Prefeito age da maneira que quiser.
Esse é o meu ponto de vista. As pessoas estão chegando aqui e não tem
como subir, uma entrada restrita, que identifica e permite a subida somente
 de quem está agendado. Aqui é minha casa, é sua casa, é de qualquer cidadão.
Esse é o meu ponto de vista”, exclama mais uma vez o vereador Luciano Amaral.

Estradas, Limpeza e Dívida

- “Vereadora Julênia, que estradas são essas da zona rural? Sua estrada,
Vereadora, está terrível. Proprietários tiveram que pagar R$ 10 mil para arrumar.
 Juntaram e pagaram. Quando eu soube que era a estrada da comunidade
da Conceição, mestre, fiquei chocado! Sua comunidade, vereadora,
 deveria ser carregada no colo – força de expressão, é lógico – porque todos
 merecem atendimento, mas sua comunidade foi a que decidiu essa eleição.
E, no meu modesto ponto de vista, a Conceição – não vou falar em prioridade não,
 Sr. João Pereira, que está antes da Conceição – porque não é questão de prioridade.
 Todas são prioridade, mas a conceição deveria ser olhada com outros olhos.

No meu ponto de vista, a cidade está suja! A cidade está feia!
Só para citar um exemplo, tem um buraco no Coroado que tem
 90 dias que está aberto. Não estou falando aqui de grandes obras,
 ninguém está pedindo que o Prefeito entre e realize grandes obras.
 Estamos falando do arroz com feijão.

Ah! Tem dívida. Tem. Mas dívida tem em 04 mil municípios do Brasil.
 A dívida que foi divulgada no jornal, eu não estava, eu lamento.
 Torci para que o Prefeito estivesse aqui hoje – é uma pena – mas não vai faltar
oportunidade para falar com ele. A dívida relatada aqui aproxima de R$10 milhões.
Em Espera Feliz, também é isso. Caparaó é mais ainda e ninguém
 está parado e nem lamentando.

O Vice-Prefeito Flavinho falou aqui nesta Casa, que eles sabiam o tamanho
 do rombo. Se não quisessem encarar que não se candidatassem.
Deixassem para quem quer. Acho que essa questão de dívida a gente vai, vai, vai…
Mas todo mundo tem um limite. Acredito que o povo já está entendendo isso.
 Volto a dizer, e a repetir o que disse no meu discurso de posse:
Acredito que ele tem tudo para fazer um grande governo, mas precisa rever essa equipe,
se planejar, melhorar esse acesso ao povo. O povo quer carinho também,
quem vota em um prefeito quer ter acesso a ele, quer conversar,
mesmo que seja para ganhar um “não”, mas um “não” com educação,
acompanhado de um cafezinho, um copo de água…
 Quem vota no prefeito quer ter acesso a ele”, concluiu com determinação o vereador.

Requerimentos

Antes de encerrar, o vereador Luciano Amaral solicitou, ao Presidente,
que a Câmara fizesse 03 requerimentos:

 – Requerimento ao Prefeito Municipal de Carangola
– Sr. Luiz Cezar Soares Ricardo solicitando cópia do processo licitatório
 de 600 horas de máquina. Ouvi falar que a Firma vencedora, ganhou
a R$ 80 reais à hora. Essa mesma Firma ganhou também em
Espera Feliz a R$ 150 reais à hora. Já protocolei nessa Casa
 um Projeto de Lei para que seja instalado um rastreador
nas máquinas e caminhões terceirizados do município.
É estranho, se isso aqui não é suspeito é no mínimo estranho – Aprovado por unanimidade.

 – Requerimento ao Prefeito Municipal de Carangola
 – Sr. Luiz Cezar Soares Ricardo solicitando cópia do Processo
 Licitatório de recargas de cartuchos e tonner da Prefeitura Municipal
 de Carangola. A gente paga R$ 15 reais numa recarga de cartuchos
e quem ganhou, ganhou a R$ 3,40 reais e o tonner, que se paga R$ 50 reais,
quem ganhou, ganhou a R$ 8,20 reais. Volto a dizer: Se não tem nada de suspeito,
 pelo menos de estranho tem – Aprovado por unanimidade.

 – Reiterar Presidente, em outro requerimento, e agora eu gostaria
que fosse encaminhado uma cópia ao Prefeito e outra a Srª Sidnéia,
responsável pelo Departamento Pessoal da Prefeitura Municipal de Carangola,
solicitando a relação dos cargos comissionados e contratados que estão
 sendo ocupados por pessoas que não moram em Carangola. Eu aguardei
o prazo e ainda não chegou.

Com a palavra, o Vereador Otávio Fonseca de Oliveira, solicita que a
 Secretaria Legislativa da Câmara envie Ofício ao Poder Executivo,
requerendo resposta referente ao Requerimento do Vereador Luciano Amaral de Souza.

E para finalizar, outra questão que eu não poderia deixar de falar é sobre os
 adolescentes que estão fazendo da pista interna da Rodoviária, onde os
ônibus fazem parada, uma pista de skate e bicicleta. Está muito perigoso,
mesmo sabendo que essas crianças poderiam estar usando drogas ou
envolvidos com outras coisas. A gente fica feliz em ver a rapaziada brincando,
 mas o fato é que está um perigo. Nosso Presidente mora ali perto e é testemunha
dessa realidade. Fiquei pensando que se não fizesse uma colocação aqui e
amanhã ou depois venha a acontecer alguma tragédia, Deus nos livre e guarde,
 eu ficaria com a consciência pesada. Então quero que fique registrado nessa Casa.
Não sei exatamente o que poderia ser feito, mas alguma providência precisa
ser tomada nesse sentido. Se não for uma pista de skate, porque envolve recursos
maiores, que algo seja feito, construído, numa área mais tranquila. Eles não
precisam de muitas coisas. A construção de algumas rampinhas, que eles
mesmos podem dar as dicas, será um estímulo para afastá-los do Terminal
Rodoviário. Precisamos tirar aquelas crianças dali. Já estou vendo a hora que
um ônibus daquele, ou até mesmo um carro, acabarão atropelando algum deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário